Forbes coloca Portugal à frente dos EUA e Alemanha nos negócios

Portugal entre os 20 melhores países para a atividade empresarial em 2017

139 empresas compõem a 11ª lista anual da revista Forbes, que teve em conta 11 fatores para as suas escolhas: direitos de propriedade, inovação, impostos, tecnologia, corrupção, liberdade (pessoal, de comércio e monetária) burocracia, protecção de investimento e desempenho do mercado accionista tendo considerado ainda a informação constante de relatórios de entidades como o Banco Mundial ou o Fórum Económico Mundial.

Portugal ocupa o 19º lugar na lista e conquistou o 1º lugar na categoria de liberdade pessoal, o 5º lugar na liberdade monetária e o 7º na liberdade comercial. A publicação analisa o percurso do nosso país desde a adesão à antiga Comunidade Económica Europeia, passando pela fase Troika, até ao atual panorama de governo socialista.

A Suécia lidera a lista seguida de países como Nova Zelândia, Hong Kong, Irlanda e Reino Unido. As grandes potências mundiais e europeias (Estados Unidos, Alemanha, Itália, França) posicionam-se neste ranking em lugares inferiores ao de Portugal: 23º, 21º, 42º e 26º lugares respetivamente. A lista completa pode ser consultada aqui.