2021-2022

Novas datas disponíveis! Formação em modalidade e-Learning

FORMAÇÃO
FINANCIADA

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

Modalidades
- Presencial (Albergaria-a-Velha, instalações da Incubadora de Empresas);
- Online: Plataforma Teams ou outra.

Benefícios para Formandos
- Formação gratuita;
- Subsídio de alimentação, no caso de cidadão nacional ou estrangeiro, desde que beneficiário do estatuto de residente de longa duração (residência de cinco anos consecutivos em território nacional), no valor de 4,77€/dia, pago por transferência bancária, em função da assiduidade e quando a frequência da formação seja igual ou superior a 3 horas/dia e, no caso de formandos empregados, desde que a formação decorra fora do período normal de trabalho, após o término da formação. Em caso de desistência ou reprovação não haverá pagamento do subsídio de alimentação.
- Certificado de formação, condicionado ao resultado da avaliação final e à assiduidade que terá de ser igual ou superior 90%.

Horários
- Pós-Laboral (podendo algumas ações ser realizadas em horário laboral).

Destinatários
- Ativos empregados (em risco de perda de emprego serão prioritários) com habitações iguais ou superiores ao 3.º ciclo mas inferior ao 12.º ano e desempregados não DLD (à menos de 12 meses, até 15% em cada ação) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário conforme nível de entrada indicado no Plano.

Processo de seleção
O processo de seleção será feito tendo em conta os seguintes critérios:
- Idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 65 anos;
- Proveniência ou encaminhamento de um Centro Qualifica (prioritário);
- Ativos empregados:
* Empregados em risco de perda de emprego (prioritário);
- Ativos em situação de desemprego (limitado até 15% do n.º total de participantes por ação), têm de cumprir os seguintes requisitos cumulativamente:
* Desempregado há menos de 12 meses;
* Habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário;
- Concelho de residência (prioridade para NUT III Centro)
- Ordem cronológica da inscrição;

Admissão de ativos em situação de desemprego (no máximo dois por ação), têm de cumprir seguintes requisitos cumulativamente
- Inicio da condição de desempregado inferior a 12 meses;
- Habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.

Inscrições
- Prazo de inscrição: até 5 dias úteis antes da data de início da UFCD, mediante inscrição no website, envio de ficha de inscrição (formacao@forgesp.pt) ou presencialmente nas instalações da FORGESP;
- N.º mínimo de formandos por turma 16 (até ao máximo de 30 formandos).

Documentação a entregar pelo formando para comprovação de elegibilidade e recebimento de apoios
- Comprovativo de ativo:
* Se trabalhador por conta de outrem declaração da entidade empregadora onde conste obrigatoriamente o horário de trabalho cf minuta a fornecer (assinada e carimbada pelo empregador);
*Se desempregado, declaração de inscrição no Centro de Emprego;
*Se trabalhador por Conta Própria – declaração de início de atividade;
- Comprovativo do NIB e respetiva titularidade (tem de constar o nome do participante e IBAN);
- Cópia do certificado de habilitações;
- Comprovativo de inscrição no Centro qualifica, se aplicável;
- Declaração composição do agregado familiar, cf minuta a fornecer;
- Caso esteja a estudar ou a frequentar outras ações de formação financiadas, comprovativo da respetiva frequência. Caso não frequente, declaração do próprio cf minuta a fornecer.

Cancelamentos
- O cancelamento da inscrição tem de ser feito por escrito até 48 horas antes da data de início do curso.

Reclamações
- As reclamações/queixas a apresentar pelos participantes relativas ao serviço prestado pela Forgesp no âmbito das ações de formação desenvolvidas, deverão ser formalizadas por escrito, no prazo de cinco dias úteis em relação à data de ocorrência do (s) facto (s) e encaminhadas ao Responsável de Formação;
- O Responsável da Formação tem 15 dias úteis a partir da data de receção da reclamação/queixa para analisar e comunicar o resultado da análise, por escrito, ao queixoso.

Certificado de formação
- Aos participantes será entregue um certificado de formação condicionado ao resultado da avaliação final e à assiduidade igual ou superior 90%.


FORMADOR

Bruno Sousa


NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO

Nível IV


HORÁRIO
Pós-laboral: 18:30-21:30 (3h/dia)
Antepenúltima e penúltima sessões 18:30-22 (3,5h/dia)


DATAS
14, 19, 21, 26 e 28 de abril/2021 
3, 5 e 10 de maio/2021


DESTINATÁRIOS

Ativos empregados (em risco de perda de emprego serão prioritários) com habitações iguais ou superiores ao 3.º ciclo e desempregados não DLD (há menos de 12 meses) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.


DURAÇÃO

25 horas

PROGRAMA

Função pessoal
Conceito
Objetivos
Tarefas
Interação entre pessoal e organização

Direito de trabalho
Conceito e princípios gerais
Direitos e deveres das partes

Contrato de trabalho
Elementos essenciais a um contrato
Formas de cessação
Condições de celebração e de caducidade do contrato de trabalho a termo
Duração e organização do tempo de trabalho: férias e faltas
Vicissitudes contratuais


FORMADOR

Madalena Correia


NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO

Nível IV


HORÁRIO
Pós-laboral: 18:30-21:30 (3h/dia)
Antepenúltima e penúltima sessões 18:30-22 (3,5h/dia)


DATAS

4611, 1318, 20, 25 e 27 de maio/2021


DESTINATÁRIOS

Ativos empregados (em risco de perda de emprego serão prioritários) com habitações iguais ou superiores ao 3.º ciclo e desempregados não DLD (há menos de 12 meses) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.


DURAÇÃO

25 horas

PROGRAMA

Orçamento familiar

– Fontes de rendimento: salário, pensão, subsídios, juros e dividendos, rendas
* Deduções ao rendimento: impostos e contribuições para a segurança social
* Distinção entre rendimento bruto e rendimento líquido
– Tipos de despesas
* Despesas fixas (e.g. renda de casa, escola dos filhos, pagamento de empréstimos)
* Despesas variáveis prioritárias (e.g.: alimentação)
* Despesas variáveis não prioritárias
– A noção de saldo como relação entre os rendimentos e as despesas

Planeamento do orçamento
– Distinção entre objetivos de curto e de longo prazo
– Cálculo das necessidades de poupança para a satisfação de objetivos no longo prazo
– A poupança

Fatores de incerteza
-No rendimento (e.g. desemprego, divórcio, redução salarial, promoção)
-Nas despesas (e.g. doença, acidente)

Precaução
– Constituição de um ‘fundo de emergência’ para fazer face a imprevistos
– Importância dos seguros (e.g. acidentes, saúde)

Conta de depósitos à ordem
– Abertura da conta à ordem: elementos de identificação
– Tipo de conta: individual, solidária e conjunta
– Movimentação e saldo da conta: saldo disponível, saldo contabilístico e saldo autorizado
– Formas de controlar os movimentos e o saldo da conta à ordem
– Custos de manutenção da conta de depósitos à ordem
– Descobertos autorizados em conta à ordem: vantagens e custos

Meios de pagamento
– Notas e moedas
– Cheques: tipos de cheques (e.g. cruzados, não à ordem), endosso
– Débitos diretos: domiciliação de pagamentos, cancelamento
– Transferências interbancárias
– Cartões de débito
– Cartões de crédito


FORMADOR

António Souto e Castro


NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO

Nível IV


HORÁRIO
Pós-laboral: 18:30-21:30 (3h/dia)
Antepenúltima e penúltima sessões 18:30-22 (3,5h/dia)


DATAS
17, 19, 2426 e 31 de maio/2021 
2, 7 e 9 de junho/2021 


DESTINATÁRIOS

Ativos empregados (em risco de perda de emprego serão prioritários) com habitações iguais ou superiores ao 3.º ciclo e desempregados não DLD (há menos de 12 meses) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.


DURAÇÃO

25 horas

PROGRAMA

Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção
– Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia
– Funções e competências: planeamento, organização, execução, avaliação
– Cooperação interna e externa – diferentes atores e equipas
– Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores: Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)
– Comunicação e Informação (diversos canais): participação dos trabalhadores e seus representantes
– Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)
– Recolha de dados, reporte e melhoria contínua

Plano de Contingência
– Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais
– Articulação com diferentes estruturas: do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes
– Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões
– Responsabilidade e aprovação do Plano
– Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)
– Política, planeamento e organização
– Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)
– Avaliação de riscos
– Controlo de riscos: medidas de prevenção e proteção
– Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilância

Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria

Manual de Reabertura das atividades económicas
– Diretrizes organizacionais: modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
– Indicações operacionais: precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho
– Gestão de riscos profissionais: fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos
– Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes
– Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto: operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação
– Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços
– Sensibilização e promoção da saúde: capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST
– Transformação digital: novas formas de trabalho e de consumo


FORMADOR

Nísia Almeida


NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO

Nível II e III


HORÁRIO
Pós-laboral: 18:30-21:30 (3h/dia)
Antepenúltima e penúltima sessões 18:30-22 (3,5h/dia)


DATAS
10, 12, 17, 19, 24 e 31 de maio/2021 
2 de junho/2021


DESTINATÁRIOS

Ativos empregados (em risco de perda de emprego serão prioritários) com habitações iguais ou superiores ao 3.º ciclo e desempregados não DLD (há menos de 12 meses) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.


DURAÇÃO

25 horas

PROGRAMA

Tipos de acidente
– Comportamento perante o sinistrado
* Prevenção do agravamento do acidente
. Alerta dos serviços de socorro público
. Exame do sinistrado
. Socorros de urgência
. Primeiros socorros e conselhos de prevenção nos diferentes casos de dificuldade respiratória
* Dificuldades respiratórias – descrição
. Socorros de urgência
. Reanimação cardio-respiratória
– Feridas, fraturas, acidentes respiratórios, acidentes digestivos, acidentes pelos agentes físicos, envelhecimento
– Acidentes inerentes à profissão
* Queimadura
. Por corrente elétrica
. Hemorragia externa por ferimento (corte)
* Comportamento a seguir
* Esterilização dos instrumentos
* Prevenção dos acidentes de trabalho, supressão de risco, proteção coletiva, proteção individual, sinalização

Serviço Nacional de Proteção Civil
– Socorrismo e realidade

A profissão confrontada com a doença
– Prevenção de acidentes e doenças profissionais
* Higiene do profissional
* Higiene do meio ambiente
– Revisão de atuação em diferentes casos
* Revisão dos efeitos tardios em certos acidentes


FORMADOR

Madalena Correia


NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO

Nível IV


HORÁRIO
Pós-laboral: 18:30-21:30 (3h/dia)
Antepenúltima e penúltima sessões 18:30-22 (3,5h/dia)


DATAS
8, 15, 17, 22, 24 e 29 de junho 
1 e 6 julho 


DESTINATÁRIOS

Ativos empregados (em risco de perda de emprego serão prioritários) com habitações iguais ou superiores ao 3.º ciclo e desempregados não DLD (há menos de 12 meses) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.


DURAÇÃO

25 horas

PROGRAMA

  • Conceito de empreendedorismo – múltiplos contextos e perfis de intervenção
  • Perfil do empreendedor
  • Fatores que inibem o empreendorismo
  • Ideia de negócio e projet
  • Coerência do projeto pessoal / projeto empresarial
  • Fases da definição do projeto
  • Modalidades de trabalho
  • Mercado de trabalho visível e encoberto
  • Pesquisa de informação para procura de emprego
  • Medidas ativas de emprego e formação
  • Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
  • Rede de contactos
  • Curriculum vitae
  • Anúncios de emprego
  • Candidatura espontânea
  • Entrevista de emprego


FORMADOR

Alda de la Torre


NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO

Nível IV


HORÁRIO

18h30m – 22h (3,5h/dia nas primeiras 10 sessões) 
18h30m – 21:30min. (3h/dia últimas 5 sessões)


DATAS
9, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de junho 
5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de julho 


DESTINATÁRIOS

Ativos empregados (em risco de perda de emprego serão prioritários) com habitações iguais ou superiores ao 3.º ciclo e desempregados não DLD (há menos de 12 meses) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.


DURAÇÃO

50 horas

PROGRAMA

  • Fonética do espanhol
  • Vocabulário específico às relações laborais em língua espanhola
  • Aquisição de estruturas gramaticais
  • Leitura e compreensão de textos
  • Exercícios escritos e orais
  • Aspetos socioculturais (cultura, costumes, economia e política espanhola)

– Proposta comercial


FORMADOR

Dora Martins


NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO

Nível IV


HORÁRIO
Pós-laboral: 18:30-21:30 (3h/dia)
Antepenúltima e penúltima sessões 18:30-22 (3,5h/dia)


DATAS
25 e 30 de março/2021 
1, 6, 8, 13, 15, 20 de abril/2021 


DESTINATÁRIOS

Ativos empregados (em risco de perda de emprego serão prioritários) com habitações iguais ou superiores ao 3.º ciclo e desempregados não DLD (há menos de 12 meses) com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.


DURAÇÃO

25 horas

PROGRAMA

Módulo 1 – Correspondência comercial em língua inglesa (15 horas)
– Leitura analítica
– Comunicação escrita como uma mensagem de venda
– Formas e modelos de correspondência comercial
– Regra prática para a escrita de números
– Abreviaturas mais usadas na correspondência comercial

Módulo 2 – Trabalho administrativo comercial (10 horas)
– Ficha de cliente
– Minutas e atas
– Relatório de atividade
– Apresentação das estatísticas de atividade
– Proposta comercial

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