Bem-vindos à era do Social Selling

Bem-vindos à era do Social Selling

Pedro Caramez foi o orador convidado para falar sobre Marketing Digital no Ciclo de Workshops “Medir para Gerir num Mundo Digital”

Seja qual for a base do negócio, ele já não se livra do universo digital (isto se quiser de facto atingir o consumidor contemporâneo o que é por si só uma redundância). Os olhares curiosos que se juntaram em volta de Pedro Caramez ilustram bem o panorama das PMEs portuguesas: todos querem comunicar a sua ideia, acrescentar valor e tornar-se competitivos neste novo mercado.

A questão que se coloca é a de que o sucesso de uma ideia não depende só dela própria, mas também da sua comunicação aos outros. O alcance permitido pela tecnologia da internet – quando associado a poderosas ferramentas de gestão e medição – é uma porta aberta para encontrar potenciais clientes e parceiros. É imprescindível pois, colocar as seguintes questões: Qual é o tom de voz do meu negócio? Quais as especificidades do público que quero atingir? Em que plataformas me devo posicionar? Qual a minha rotina de comunicação? Ou ainda, como medir as minhas ações e investimentos online? Este planeamento estratégico deve integrar – sempre que possível – as valências dos gestores, comunicadores, marketeers, desenhadores, recursos humanos, programadores e informáticos. Adotar medidas de segurança e boas práticas deve ser uma prioridade já que do outro lado da porta não sabemos quem está nem o que vai fazer com as nossas informações.

Assegurado este primeiro ponto segue-se outro igualmente importante: conhecer as tendências dos utilizadores. Saber onde se movimentam e com que interesses, o quão estão dispostos a absorver e a que horas ou… quais as combinações gráficas para atingir melhores resultados por visualização ou clique (sim, porque este também é o negócio “de alguém” que é como quem diz, dos motores de pesquisa e empresas de softwares). Estas são matérias estudadas pelo Marketing Digital e disponibilizadas em artigos, livros, infografias e até mesmo websites dedicados a rastrear/parametrizar e apresentar de forma estatística, os comportamentos dos usuários.

Pedro Caramez – palestrante e professor nas áreas do social media – garante que não há uma fórmula completa para o sucesso do negócio, mas para que se possa singrar, aconselha a que o trabalho de pesquisa e ajustamento seja contínuo, coerente e maleável à rapidez da transformação de padrões. E claro, que não se deixe de fazer perguntas..