Objetivo nº 9 - Indústria, inovação e infraestruturas

Objetivo nº 9 - Indústria, inovação e infraestruturas

Curiosidades
Emprego na indústria tem um efeito multiplicador: cada emprego criado nesse setor leva à criação de 2.2 empregos noutros setores;
– 16% da população global não tem acesso a wi-fi;
– Para muitos países africanos, os constrangimentos existentes nas infraestruturas afetam a produtividade das empresas em cerca de 40%.

Com o objetivo geral de construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação, este ODS tem como principais metas:

– Desenvolver infraestruturas de qualidade, de confiança, sustentáveis e resilientes;
– Promover a industrialização inclusiva e sustentável;
– Aumentar o acesso das PME a serviços financeiros;
– Modernizar as infraestruturas e reabilitar as indústrias;
– Fortalecer a investigação científica, a inovação e melhorar as capacidades e desenvolvimentos tecnológicos de setores industriais;
– Aumentar o acesso às TIC.

A implementação de normas alavanca uma industrialização sustentáveis através da utilização de normas internacionais que garantem qualidade, segurança e sustentabilidade. Este selo oferece uma linguagem universal, para investidores e consumidores, diminuindo barreiras no comércio e parcerias nacionais e internacionais.

As normas são também de extrema importância na construção de infraestruturas seguras e resilientes, oferecendo linhas orientadoras e especificações para este setor, nomeadamente, fatores de segurança, níveis de performance e uma série de métodos de testes para a resistência, como a EN 1090.

Existe ainda um conjunto de normas para promover a inovação e investigação como, a NP 4457. A inovação é imprescindível para o crescimento das empresas e das economias. Esta norma é a forma ideal de organizar a criatividade, ideias e transformá-las em inovação e desenvolvimento. A construção de um sistema de Gestão IDI permite aumentar a fluidez da informação, o alinhamento com este eixo de desenvolvimento e a sistematização do conhecimento.

Podem ainda ser realçadas as seguintes normas:

  • ISO 9001:2015 – Sistemas de gestão da qualidade
  • ISO 9004:2018 – Gestão da Qualidade – Qualidade de uma organização – Linhas orientadoras para alcançar sucesso sustentado