Accelerated Mobile Pages - 4 Razões para acelerar a sua página em mobile

Accelerated Mobile Pages - 4 Razões para acelerar a sua página em mobile

As principais tendências digitais dos últimos anos serviram um único objetivo: melhorar a experiência dos usuários em dispositivos móveis. Do design responsivo à primeira indexação móvel, surgiram tecnologias para melhorar a navegação em telas menores.

Accelerated Mobile Pages (ou AMP) o que é?
Este projeto é encabeçado pela Google, e tem com objetivo carregar páginas web mais rapidamente quando abertas num dispositivo móvel. As AMP funcionam essencialmente apresentando uma versão leve das páginas desenvolvidas no site existente. As páginas aceleradas para dispositivos móveis devem ser enviadas à Google para que possam ser hospedadas pelo mecanismo de pesquisa, eliminando a necessidade de ir buscar informação aos servidores.

1. Envolva mais os seus futuros hóspedes
Os navegadores web diferem em muitos aspetos, mas estão unidos na necessidade de darem respostas imediatas. Uma segunda espera seria razoável se estivermos na receção, mas na internet é igual a esperar uma vida. Páginas web publicadas no formato AMP carregam imediatamente – proporcionando aos usuários uma experiência mais suave. Enquanto que as páginas tradicionais levam entre 3 a 6 segundos para serem carregadas, uma AMP praticamente não leva tempo. O teste do usuário mostra claramente: quanto mais tempo demorar o conteúdo a aparecer, maior a probabilidade de o utilizador abandonar a página. Mesmo que o site tenha um design fantástico, será em vão se os usuários saírem antes que a página inicial apareça. Garantir que as páginas são carregadas rapidamente deve ser uma das principais prioridades.

2. Melhore a posição do seu site no Google rankings
Ao pesquisar num dispositivo móvel, os websites com versões de AMP armazenadas pelo Google, serão apresentados aos usuários numa posição privilegiada, acima de outros conteúdos. Uma classificação melhor leva ao aumento da visibilidade, estimando-se um salto de 10 a 20% nas impressões.

3. Venda mais quartos de hotel
Esta é a lógica: se as pessoas encontrarem um conteúdo fluído e rápido, navegam mais pelos produtos e ofertas. Quanto mais tempo ficarem, mais oportunidade terá de converter espectadores em visitantes. Estima-se que os clientes gastam duas vezes mais tempo navegando por AMP do que em páginas padrão. Estas páginas são marcadas com um símbolo de um raio, sendo apresentadas de forma distinta pela Google em pesquisas nos dispositivos móveis. Ao se familiarizarem com este conceito de páginas super-rápidas, os usuários vão começar a preferir e escolher páginas com o símbolo – colocando essas empresas em vantagens.

Qual é o próximo passo?
Um site principal responsivo continua a ser a sua principal plataforma – as AMP fornecem apenas pontos de contato adicionais. Concentre-se nas seções fundamentais do seu site, como ofertas especiais, acomodação, restaurante, localização ou qualquer outra informação que seja crucial para sua propriedade, e invista parte do seu orçamento nesta reformulação. O design seguirá de perto as diretrizes do site original, portanto, é improvável que os usuários percebam qualquer diferença significativa.

Lembre-se, o futuro é móvel.