Conheça as vantagens de ser uma PME Líder

Conheça as vantagens de ser uma PME Líder

O estatuto PME Líder destina-se a empresas que se posicionem como motor da economia nacional nos vários setores de atividade enquadráveis(*), potenciando estratégias de crescimento e liderança competitiva.

“O estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores e é atribuído em parceria com o Turismo de Portugal, um conjunto de bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.”

Este estatuto está associado a um conjunto de benefícios como o acesso em melhores condições a produtos financeiros, e facilidade na relação com a banca. De destacar que este estatuto permitirá a entrada/consolidação nos mercados externos, funcionando como um certificado de qualidade.

Uma das vantagens mais imediatas das entidades com estatuto de PME Líder é a notoriedade/reputação a que a empresa fica associada. Durante o processo de seleção, as empresas passam por uma rigorosa avaliação, sendo selecionadas as que apresentam melhores indicadores.

Para se candidatarem a esta certificação, as empresas têm de ter no mínimo três exercícios de atividade completos, e – à data da candidatura – as contas fechadas no que respeita ao exercício do ano anterior. É igualmente determinante que a PME tenha a sua situação regularizada perante a Autoridade Tributária, a Segurança Social, o IAPMEI e o Turismo de Portugal.

Paralelamente, têm de demonstrar elevados níveis de desempenho e de solidez financeira, cumprindo alguns critérios:
– Resultado Líquido Positivo;
– EBITDA positivo nos dois anos em análise;
– Autonomia financeira (capitais próprios/ativo) >= 30%;
– Volume de Negócios (todos os CAE, exceto turismo) >= 1.000.000,00 €;
– Número de trabalhadores da empresa como autónoma >=8,00 UTA (unidade trabalho-ano);
– Rendibilidade Líquida do Capital Próprio >= 2,00% (Res.Líquido/Cap.Próprio);
– Dívida Financeira Líquida/EBITDA <= 4,50 (NetDebt/EBITDA);
– EBITDA/Ativo >= 2,00%;
– EBITDA/Volume de Negócios >= 2,00%;

A FORGESP acompanha a evolução das contas da sua empresa, monitorizando o cumprimento dos critérios de seleção de forma a que a empresa consiga obter/manter o estatuto de PME Líder.

*Exceto as atividades com a CAE 64, 65, 66, 84, 93, 94, 97, 98 e 99